sexta-feira, 19 de março de 2010

01. Breve História do Universo.doc




O UNIVERSO

Um resumo do conhecimento Humano do Cosmos


Eratóstenes foi considerado o segundo homem mais sabedor do Mundo em qualquer coisa. Ele era cientista, médico, poeta, astrónomo, matemático, etc., etc., etc.
Era o BETA. Mas, para a actualidade, até poderia ser considerado o Alfa.
Viveu no terceiro século antes de Cristo.

Foi ele que deu a conhecer ao mundo que a Terra é redonda.
Para isso, colocou um obelisco em Seyne, a sul, e outro em Alexandria, a norte, para verificar a sombra produzida ao meio dia. Como pode ser que no mesmo momento, um obelisco em cada lugar, um tem sombra e o outro não? Se a Terra fosse plana não tinha sombra nos dois locais. A única resposta é que a superfície da Terra era curva.
Mandou medir a distância entre os dois locais. Foi medido 800 km de distância entre Seyne e Alexandria.
Fazendo os cálculos, numa circunferência de 360º, os 800 km representam 7º, tendo em conta que a luz do sol chega em paralelo ao centro da Terra. Logo, a circunferência da Terra tinha 41600 km, feitas as minhas contas.
Naquele tempo, este BETA (ou ALFA), conseguiu acertar na circunferência do planeta Terra, tendo apenas Varetas (obeliscos), Olhos, Pés e Cérebros.

231 Anos A.C., a cidade de Alexandria era a maior cidade do planeta Terra. Era lá que ficava a famosa Biblioteca de Alexandria no Mundo Antigo. A sala principal foi consagrada ao deus Serapeu.
Foi aqui que começou, há 2000 anos, a aventura intelectual que nos levou ao Espaço.
Todo o Conhecimento do Mundo Antigo esteve uma vez dentro das paredes da Sala Serapeu da Biblioteca de Alexandria. Foi o primeiro Instituto Real de Pesquisa da História do Mundo. Estudavam tudo, incluindo o Cosmos inteiro.

“COSMOS” é uma palavra grega para a ordem do Universo. De uma maneira, é o oposto de CAOS.

Além de Eratóstenes, havia o astrónomo Hiparco, o matemático Euclides, o linguista Dionísio de Trácia, o fisiólogo Herófilo, o mecânico Arquimedes (o maior de sempre até Leonardo da Vinci), o astrónomo Ptolomeu (que compilou a pseudociência da astrologia), a grande mulher Hipátia que foi matemática e astrónoma. E muitos mais…

No seu apogeu a Sala Serapeu continha mais de 1 milhão de papiros.

Desde o tempo de Alexandre, a grande Biblioteca durou 7 séculos. A mesma civilização que a criou foi a que a destruiu.

O astrónomo Aristarco de Samos fez um livro que a Terra circulava à volta do Sol, assim como outros planetas, as estrelas eram grandes e estavam longe...
Mas tivemos de esperar 2000 anos para redescobrirmos que era verdade.

O padre babilónico Berossus produziu um livro com 3 volumes. No 1º Volume era a Criação do Mundo até ao Grande Dilúvio, que correspondia a 432.000 anos (aproximadamente 100 vezes maior que a cronologia do Antigo Testamento).

Foi na Biblioteca de Alexandria que reunimos, pela 1.ª vez, com seriedade e assistematicidade, o Conhecimento do Mundo.
1000 Anos depois, no séc.15, a Europa acordou do seu sono. E em 1600, as esquecidas ideias de Aristarco de Samos, foram redescobertas. Mas que custou a vida do grande Galileu Galilei.
Johannes Kepler começou com o mecanismo dos céus.

250 Anos depois, toda a Terra foi explorada. E foi o começo do Espaço e se perceberam que o Universo está em expansão. E foi revelado um Universo com cerca de 15 biliões de anos de idade.

Um resumo do conhecimento do tamanho do Cosmos

Mais de 4 décadas passadas, depois de eu ter conhecimento pela primeira vez, de como é grande este Universo, torno a relembrar o que já aprendi quando era criança e quando comecei a falar apenas português, esquecendo o Cantonês.

Segundo parece e depois do Big-Bang, no Universo existem centenas de biliões de galáxias. Biliões de triliões de estrelas. Estas estrelas podem conter planetas habitáveis ou não. Planetas com vida inteligente ou não. Porque esta modesta Terra é o único mundo habitado? O Cosmos está cheio de Vida e de Inteligência. A Terra tem seres inteligentes com apenas 1 milhão de anos.

A nossa média Galáxia Via Láctea fica perto da grande Galáxia Andrómeda, conhecida por M31 (M de Messier) a mais perto de nós, a uma mera distância de 2 milhões de anos-luz. Ou seja, a 670 parsec de distância. É já ali comparado com os 15 biliões de anos-luz.
15.000.000.000 anos x 300.000 km/s x 3600 s x 24 h x 365,25 dias = 142.000.000.000.000.000.000.000 km de distância até ao final do Universo conhecido. Ou seja, 142 seistiliões de km. É MUITO LONGE.

A Nebulosa Orion (o Caçador) fica a 1500 anos-luz da Terra. É o local onde nascem estrelas, portanto, é o berçário.
Também muito próximo de nós temos as Plêiades, que nasceram há cerca de 50 milhões de anos. Os bebés mais recentes que, para já, conhecemos.

A Via Láctea é uma Galáxia com braços, do tipo Sb. Constituída por 400 biliões de sóis, a Galáxia roda sobre si própria, fazendo uma rotação a cada 250 milhões de anos. A luz demora 100 mil anos-luz a percorrer de ponta a ponta e de cima para baixo ou de baixo para cima, cerca de 30 mil anos-luz. É pouca coisa comparado com o É MUITO LONGE.
A Terra fica situada num dos braços da Via Láctea, cujo Sol é amarelo tipo G.
Todas as estrelas têm cores diversas e as mais conhecidas são as azuis, brancas, amarelas, laranjas e vermelhas. (Peçam ao Augusto, serralheiro, para ligar o maçarico e vejam as cores da luz que lá sai).
Não havendo regras sem excepção. Assim, os cientistas dividem-nas por:

O – B – F – G – K – M (Oh, Be a Fine Girl and Kiss Me).

O nosso SOL voa a 200 km/s num dos braços da Galáxia, entrando e saindo do braço dela e levando a sua família consigo. E esta família é grande, com todos os planetas, as luas, os meteoros, etc., etc. A Terra gira à volta do SOL a 108.000 km/h. Num ano percorre cerca de 947 milhões de km.
Somos os caracóis…

A luz demora 4h a chegar a Neptuno.
A luz demora 80 minutos a chegar a Júpiter = 1,5 biliões de km .
A luz demora 8 minutos e 20 segundos a chegar à Terra = 150 milhões de km.

Em 1976 foi o ano da viagem ao planeta vermelho – Marte. Conhecemos o Monte Olimpo que é 3 vezes mais alto que o Evereste. O Vale Mariner tem 5000 km de largura. Os ventos e as areias voam a metade da velocidade do som, a cerca de 650 km/h.

Plutão e Caronte foram descobertos em 1978.

A nave Voyager passou por Júpiter em 1979 (o João Matias sabe o que é a Voyager).

Um resumo do conhecimento sobre o nascimento e vida do Cosmos

Se considerarmos que desde o Big-Bang e o dia de hoje pudéssemos dividir e separar em meses, dias, horas e segundos, o nascimento e vida do Universo, então teríamos:

Cada mês = 1,25 biliões de anos
Cada dia = 40 milhões de anos
Cada minuto = 30 mil anos
Cada segundo = 500 anos da nossa História

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
------------/-----------/------------/------------/------------/------------/------------/------------/------------/------------/------------/------------
0 15 biliões
Anos

1 Jan - Nasce o Universo com o Big-Bang

Em Mai - Nasce a Via Láctea

Em Jun, Jul, Ago - Nasce o nosso Sistema Solar

Em 15 Set - Nasce a Terra

Até Dez - Nascem diversas coisas que conhecemos hoje.

• No último dia do ano, a 31 de Dezembro, pelas 22h30m, aparecem os primeiros seres Humanos.
• Cada minuto que passa, 30 mil anos, começamos a pensar de onde nós viemos e quem somos.
• Pelas 23h46m, apenas a 14 minutos atrás, os Humanos acenderam o fogo.
• Pelas 23 horas, 59 minutos e 20 segundos, do dia 31 de Dezembro, começa a domesticação de plantas e animais. E uma aplicação do talento Humano em fazer ferramentas. (se o Costa e o Queirós soubessem, não seria necessário comprar mais ferramentas).
• Às 23 horas, 59 minutos e 35 segundos, iniciou-se a Comunidade Agrícola que evoluiu para as grandes cidades.

• Como vemos, nós Humanos, aparecemos nos últimos segundos do dia 31 de Dezembro. Portanto, toda a História da Humanidade está, digamos, na pequena área do campo de futebol (o Abílio sabe qual é o Campo), que representa os últimos 10 segundos do Calendário Cósmico.

• Nós, Humanos, acabamos de acordar face aos grandes oceanos de Espaço e Tempo do qual emergimos.

• Nós somos os legados de 15 biliões de anos de Evolução Cósmica.

• Nós temos e podemos melhorar a vida e vir a conhecer o Universo que nos criou ou podemos desperdiçar a nossa herança de 15 biliões de anos numa autodestruição sem sentido.


• O que acontecerá no primeiro segundo ( = 500 anos) do próximo Ano Cósmico, dependerá do que nós fazemos aqui e agora, com a nossa Inteligência e o nosso Conhecimento do Cosmos.

… como somos uns insignificantes.


Nota:
- Após 14 meses sem me lembrar o que é um sonho, comecei a lembrar-me agora. Já sonhei 3 vezes mas só me lembro do último.
Irei tentar sonhar com o próximo segundo, até ao século XXV.

(João Matias, irei na Voyager, através da Teoria das Cordas (Buraco da Minhoca) e passarei 33 anos a conhecer a Via Láctea).

Tenham uma Boa Viagem ao deserto
Uma Boa Viagem a Maputo
Um Bom Carnaval
E cuidado com os animais da selva

Boa noite

JR

1 comentário:

  1. Caro Rocha

    Adoro os seus escritos sobre o universo. O que você sabe! E a ignorância que por aqui vai…
    Continue a escrever porque vai ter muitos leitores. No entanto, queria sugerir que os textos sejam mais partidos e menos extensos para que não seja necessário muito tempo para os ler. Se forem mais curtos são mais fáceis de ler e são mais cativantes. Lembre-se que o tempo para nós é mais curto do que o seu.
    Publique-os por partes, sff..
    Um abraço

    alp

    ResponderEliminar